domingo, 22 de fevereiro de 2015

Querendo aprender….

Meus meninos amam o R obo Cl ub. 
Eles quiseram fazer, sem eu precisar ficar mandando. E eles amaram.

Esse termo, a classe deles foi cancelada por falta de interesse. Eles estavam chateados, mas OK, né? 
Daí fomos levar a M. na aula de desenho e descobrimos que estava tendo o grupo lá. Meio diferente, sem a robótica, com mais foco em engenharia. E eles quiseram entrar no grupo.

Amanhã tem aula. E eles ficam felizes.

terça-feira, 10 de fevereiro de 2015

Piscina - nossa "aula" de hoje

Hoje fomos à única piscina salinizada da região, e depois a um parquinho por lá.

Foi um dia bem cheio de aprendizado. Aprenderam sobre o sal e sua ação antimicrobiana, física (temperatura e ótica), transgênicos, passarinhos e a lei do mais forte, sol e ainda se exercitaram um monte enquanto aprendiam. Isso fora as coisas que aprenderam por si e não compartilharam comigo.

No parquinho, ouviram um pouco de espanhol, encontraram outras crianças falando outra língua diferente, e aprenderam (ou vivenciaram) mais sobre as coisas que um parquinho tem pra oferecer - física, matemática, biologia.

Claro que nem todos os dias são assim. Mas mesmo em dias em que a gente não faz "nada", alguma coisa foi vivenciada. Eles aprendem coisas nos lugares mais inusitados. E nos mais comuns também.

Assim vamos ganhando mais confiança no que estamos fazendo.

segunda-feira, 2 de fevereiro de 2015

Voltando?

Quero voltar a postar, pelo menos um post por semana, porque é o meu jeito de lembrar o que eles fizeram.

-------------------

Hoje eles saíram das férias e voltaram à vida normal.
Vida normal aqui não é muito diferente das férias. A única diferença é que eles fazem umas páginas de um livro de exercícios.

---------------------

Começamos a andar.
Eles sempre passearam com a Lemon, mas eram passeios pequenos (10 minutos, no máximo). Desde semana passada estamos andando por uma hora ou mais. Eles ajudam a pensar em como a gente pode aumentar o caminho, quando vamos passear, quem vai levar a Lemon, etc.

Nos primeiros dois dias, eles sofreram. Nos primeiros 20 minutos, eles estavam bem cansados. Nos últimos, já andaram a uma hora sem nem perceber.
Hoje foi diferente, que fomos mais cedo e o sol estava muito, muito quente. Em 10 minutos estávamos todos mortos de cansaço.

----------------------

Compramos uma piscina. No primeiro mês, eles não saíram de lá. Era todo dia. Hoje já faz uma semana que a piscina está abandonada.

----------------------

Antes, isso quer dizer antes da gente começar a pedir pra eles fazerem os livros, eles AMAVAM jogos tipo sudoku, palavras cruzadas, etc.
Daí compramos um livro pra eles e pedimos pra eles fazerem.
Não demorou 3 meses pra todos os 3 pegarem aversão a qualquer coisa do tipo.

Agora, pensando em como fazer (ou não fazer) pra eles voltarem a gostar….