quarta-feira, 26 de agosto de 2015

YuGiOh

Meus meninos são obcecados por uma coisa de cada vez. Teve a vez do Lego, em que eles ficavam o dia todo. Teve a vez do Knex, do Power Rangers, do Wii, do Xbox, do Minecraft, do Wataru, dos bonecos palito com poderes, do Pokémon. Agora é a vez do Yu Gi Oh.

Eles viram o desenho, leram o mangá e agora resolveram fazer as cartinhas para jogarem. Ficaram uma boa semana fazendo as cartas em todos os momentos que podiam e estão há outra semana jogando.

Eu achava ruim que eles não encontravam nada que eles gostassem muito, algo que os deixasse focados, interessados. A verdade é que eles não gostaram de nada do que eu quero que eles gostem, porque eles são focados e interessados, sim.
Foi só lembrar o quanto tempo eles passam fazendo uma coisa quando gostam.

Aí me perguntam o que eles ganham com isso. Bom, muita coisa. Primeiro que eles leram muito. Eles também aprenderam várias palavras novas. Pensaram em como e fizeram as cartas - inglês, artes, matemática, pesquisa. Decidiram as regras do jogo (e essa parte demorou mais alguns dias), o que precisou de lógica, tentativa e erro, discussão, resolução de conflitos.

A época do Pokémon rendeu milhares de agendas sobre Pokémons. A fase do Wataru e do Power Rangers fez com que eles se exercitassem muito mais que o normal. A fase do Wii e do Xbox ajudou a resolverem conflitos, ajudarem a C, auto controle, cuidados com eletrônicos e muitas conversas sobre energia elétrica, vitamina D, exercícios, visão.
Quanto mais eu penso, mais coisa eu vejo que eles fazem.

:)

domingo, 23 de agosto de 2015

Das últimas semanas

Faz quase um mês que não escrevo nada aqui, mas com bons motivos.
Estamos reformando a cozinha, ocupados procurando armários (ou alternativas), crianças fazendo os cursos, amigos e algumas doenças foram o que aconteceu.

Andamos por milhares de lojas de armários de cozinhas. Algumas com as crianças, outras sem (enquanto eles estão em algum curso). Eles ficaram junto, ouvindo sobre os diferentes acabamentos, cores, preços, materiais. Talvez alguma coisa tenha ficado.
Também compramos uma mesa de jantar. Só faltam as cadeiras. Ela foi usada, mas é mega linda. Crianças ajudaram a tirar do carro e trazer pra dentro de casa. Ela é muito pesada. Tivemos algumas lições, do tipo não carregar móveis descalço, não colocar o peso nas costas, etc.

Dos cursos que eles estão fazendo, M(11) ama pintura. É quase uma aula particular. São pouquíssimas crianças. Ela fez duas aulas sozinha. Agora que a melhor amiga começou a fazer junto, então, é só amor. Mas também está curtindo muito fazer programação. É a única menina da turma e o professor é só elogios.
J(10) e Z(8) também adoram programação. Agora usam o tempo do video game para fazer jogos e outras coisas. E estão fazendo cada vez mais coisa, o que é legal.

Um amigo deles está internado, doente. Fomos visitar e eles ficaram meio chocados com o hospital. C(3) ficou morta de medo. Ela, que ama elevadores, entrou encolhidinha e ficou escondida atrás de mim até a hora de ir embora. E isso porque é um hospital de criança, todo colorido, com bichinhos e brinquedos.

E J(10) esteve meio doente, um pouco de diarréia no começo da semana. Só de manhã. Achamos que era só comida. Só que dois dias depois, M(11) começou a vomitar. Delícia. Junto com isso, o eletricista veio arrumar a fiação para a reforma da cozinha. M. melhorou, e agora foi a vez da C(3). É vômito e diarréia. Só falta Z(8).

Ontem veio o pedreiro demolir paredes. A sujeira foi tanta, mas tanta. Crianças ajudaram - mais ou menos - a tirar o entulho de casa e levar até o lixo, a limpar e a cuidar da C. Coitados, meio doentes. E a poeira….. Foi de matar.

Hoje já ficaram o dia todo fora de casa por causa da poeira, tirando as vezes em que C precisou entrar pra usar o banheiro.

Mês que vem vem o sogro e um sobrinho passar 10 dias aqui e só volto depois disso, provavelmente.

terça-feira, 4 de agosto de 2015

scratch!

tem um site (scratch) que ensina programação.

minhas crianças começaram a fazer um curso de programação visual e eles usam esse programa em aula.

eu achei que m(11) ia achar muito sem graça.
mas não.
ela chegou em casa e, no dia seguinte, começou a programar. fez uns programinhas bobos, é verdade, mas eles acharam muito engraçado.
na aula, ela era a única que estava programando pela primeira vez pelo scratch, mas o professor disse que o programa dela era o mais "bonito". super artístico.

e assim eles vão descobrindo coisas novas. e eu também.