domingo, 20 de outubro de 2013

trabalhando.

nesses últimos tempos, eu estou super ocupada fazendo mil coisinhas que precisam ser terminadas em um certo prazo.
com isso, as crianças ganham mais trabalho pra fazer: regar plantas (eles faziam, mas eu também fazia, agora  eles fazem sozinhos), almoço uma vez por semana cada um, limpar banheiro, guardar a louça, dobrar roupa, etc.

eu sempre ouvi que as crianças que "fazem" as coisas se sentem úteis e, por isso, ficam mais felizes e realizadas.

não sei se a gente que é muito estranho, mas eu percebo que as minhas crianças ficam é mais irritadas. elas brigam mais, ficam pedindo ajuda pra qualquer coisa, não conseguem decidir o que fazer.
e não é porque eu estou indisponível, porque eu estou fazendo as coisas, mas sempre por perto deles, conversando, cantando, reclamando....

----------------

outra coisa que eu percebi foi na m(10).
eu pedi para ela e os irmãos fazerem um cartão de aniversário para uma festa do dia seguinte.
 ela não queria fazer, porque estava ocupada.

eu disse que, então, era pra não fazer que o z(6) ia fazer sozinho (ele queria fazer) ou eu ajudava mais tarde.
mas não. ela levantou e foi fazer.
não reclamou mais, mas foi fazer.

é.... difícil quebrar velhos padrões.

Nenhum comentário: