segunda-feira, 18 de novembro de 2013

dos últimos tempos

andei pensando sobre esse blog e não cheguei a nenhuma conclusão.

só que vou parar com o "essa semana…" porque é muito besta. revendo, eu só escrevi coisas normais, que se faz em casa mesmo com crianças que vão à escola. então, parei.

porque o que a gente está fazendo é isso, desacelerando.

a gente faz um trabalho dirigido juntos, depois de tomar café e arrumar a baguncinha e fazer os trabalhos da manhã. fazemos almoço, arrumamos a cozinha, e o resto do dia - e todo o meio tempo - é livre. livre pra eles explorarem, livre pra eles escolherem, livre pra eles pensarem, livre pra eles descobrirem, pensarem, brincarem ou descansarem.

------------------

a gente foi pra hobbiton, viu o hobbit, viu fontes termais, m(10) e j(8) foram acampar com o st johns, tivemos a visita de uma prima minha, fomos ao zoológico, arrumamos as caixas que vão para o brasil, m(10) costurou bastante, j(8) e z(6) brincaram bastante de lego.

j(8) terminou mais uns 3 livros no meio tempo. m(10) também leu uns 2. z(6) descobriu os quadrinhos e, aparentemente, está lendo. ele lia há bastante tempo, mas não tinha paciência de ficar lendo todas as palavras do livro, então ele só folheava.

-------------------

quanto a mim, estou trabalhando.
não fora, mas trabalhando em mim várias coisas que precisam ser trabalhadas para que o hone/unschooling funcione direito.

uma das coisas dar a escolha. em tudo. porque fazer escolhas é o maior e principal aprendizado que eles vão ter.
e isso não quer dizer só perguntar se eles querem ir ao parquinho x ou y, mas também pedir ajuda e aceitar quando eles falam que não. porque é uma escolha, e é uma escolha importante.
eu até aceito, mas aceito em tom de ameaça e eles quase sempre fazem o que eu pedi. e eu quero parar com isso. aceitar de coração os "nãos", porque eles precisam saber falar que não e manter.

então, vamos indo.

Nenhum comentário: