quinta-feira, 30 de abril de 2015

10 dias depois…..

Eu devia escrever mais, até pra guardar pra lembrar o quanto eles aprendem no nosso dia-a-dia desestruturado, mas não lembro de bloggar e esqueço o que eles fizeram.

Hoje o pai me disse que está preocupado, que eles não estão aprendendo nada, que eles estão perdendo a velocidade na hora de fazer contas, etc.
Hummmm….. é meio verdade. Eles perderam a velocidade, sim. Mas eles ainda conseguem fazer as contas. Agora, por que eles precisam ser rápidos em fazer contas? Eu, por exemplo, sou bem devagar com números, e eu fui pra escola e sempre fui muito boa em matemática.  Essa parte da matemática é prática, mesmo. Se a gente não pratica, a gente perde. Não que a gente desaprenda, mas a gente precisa de um tempo pra relembrar. Ou alguém ainda sabe fazer tudo o que usou no vestibular?
Eles deixaram um pouco os números de lado, mas ainda usam a matemática do dia a dia, como ver horas, pesar ingredientes, formas, contas. Talvez eles nunca aprendam a tirar o mínimo múltlipo comum, mas será que isso vai afetar negativamente a vida deles?

Os meninos saíram um pouco da matemática teórica, mas andam interessados em ciências, graças a um amigo querido que adora.
Fazem juntos experiências com ímãs, conversam sobre eletricidade, materiais, e milhares de outras coisas que eu não lembro.

Nos últimos tempos, os meninos começaram a fazer pão pra família. A gente tem uma máquina de pão ruinzinha, que não assa direito. Então, eles colocam os ingredientes na máquina, deixam ela sovar e depois colocam nas formas pra assar. Fazem quase todos os dias.
Também tomam café sozinhos, então eles fazem o café deles e o da C(3). Quando eu acordo, eles já tomaram café e estão ou jogando videogame ou vendo um filme. C ainda está comendo, geralmente.

Z(7) curte bastante fazer comida. Ele ajuda bem, e se vira super bem na cozinha. J(10) não gosta muito, mas se vira também. Hoje, por exemplo, dei tomates pra um e pepino pro outro e pedi pra cortar. Cortaram tudo bem cortado, enquanto conversavam.

M(11) continua muito interessada em culinária e artes. Faz mil tipos de bolos diferentes. Essa semana também fez gummies, que são gelatinas, mesmo, mas mais durinhas. Ela procura receitas sozinha, vê se a gente tem os ingredientes, faz tudo sozinha, até lava a louça. Nossa lista de compras agora tem mais coisas escritas por ela do que por mim. Comida, mesmo, ela faz muito pouco, mas não é por não saber fazer. Sempre vem ajudar quando eu estou fazendo, mas detesta lavar a salada por medo de ter algum bichinho. Ela também consegue dobrar/cortar pela metade qualquer receita super rápido.

Sempre vem perto e fica perguntando por quê eu faço isso assim e aquilo daquele jeito, ou por quê eu coloco isso quando vou fazer isso, etc. Vejo isso como uma mudança muito boa, porque ela nunca foi questionadora. Sempre aceitava tudo como verdade e vivia só seguindo o que os outros falavam sem nunca saber o motivo.
Ela fala que não quer fazer pinturas, mas sempre que eu pego as tintas pra C brincar, M vem também e começa.
Anda desenhando muito. Vira e mexe vou ao quarto dela e lá está ela, caderno e lápis, fone na orelha ouvindo música. Concentradíssima, na maioria das vezes nem percebe que estou por lá.
Agora está trabalhando em um presente de aniversário pra avó e um presente pra madrinha. Está há dias espalhando lã de feltragem pelo quarto, fazendo milhares de coisas, testando outras tantas até chegar a um resultado satisfatório. Até C quis fazer, de tanto que M se diverte fazendo essas coisas. Hoje acabamos o dia as três no chão do quarto com agulha, lã e esponja em mãos.

C(3), então, aprende tudo em uma velocidade incrível! Tanto o inglês quanto o português dela estão cada dia melhor. A coordenação dela, acredito, é muito avançada. Ela ama ajudar na cozinha, então já faz um tempo que ela que corta batata e cenoura. Também é ela quem corta os nossos frios e queijos. Não fica tudo lindo, mas ela faz certinho. Se eu peço pra cortar em quatro pedaços, ela corta em quatro pedaços. De vez em quando sai um com 5, ou 6, ou 3, mas ainda assim, quase sempre ela acerta. Se eu peço pequenininho, ela corta pequenininho. Ela me vê costurando, fazendo molde ou cortando molde/pano e sempre quer fazer igual. Já tenho pra ela umas folhas de molde pra cortar, alguns pedaços de pano e ela fica lá, perto, mas na dela, enquanto eu estiver lá. Corta o tecido, coloca alfinetes e me dá pra costurar na máquina. Também fica brincando de pular e dar cambalhota. Agora, a brincadeira da vez é se pendurar. Vive pendurada na barra, em algum braço, na maçaneta, no carrinho do mercado.

Outra coisa que a gente comprou foi uma corda,  bem comprida e pesada. A gente chega a ficar uma hora lá fora e eles pulando, pulando, pulando. Meu braço fica que não aguento de dor, haha, mas é uma delícia ver que eles se divertem - e se exercitam - assim. E, claro, usam a corda pra fazer balanços (e a gente tem uma balança no quintal), se pendurar, fazer cabo de guerra, limbo (ou era mambo?).

Ainda tem mais um monte de coisas que eles fizeram que eu não escrevi, porque esse post está muito longo.

Eu, quando vejo essa lista, fico é orgulhosa de ver quanta coisa eles estão aprendendo. Mas aprendendo de verdade, na hora deles, e por eles, sem ninguém ficar em cima, cobrando. Vejo todas as matérias ali, misturadas.

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