terça-feira, 9 de junho de 2015

sobre qualidade.

(mais de um mês se passou da última postagem…. tsc tsc tsc)

alguns anos atrás, quando m(11) e j(10) ainda estavam na escola, lembro que j. voltou pra casa e, em uma conversa, soltou que não gostava de j*stin b*eber porque ele canta mal.

eu, que tentava só oferecer música (e literatura, comida, passeios, etc) de qualidade, fiquei meio sem ação. ok, ele canta mal. mas pera….. quando foi que ele ouviu uma música do dito?
perguntei. ele disse que nunca tinha ouvido, mas uma amiga da sala falou.

me deu um negócio.
fiquei meio indecisa. não sabia se aceitava isso, porque a música não tem a qualidade que eu procuro pra oferecer aos meus filhos, ou se ficava horrorizada por causa da falta de conhecimentos gerais e opinião própria do meu filho mais cheio de opiniões.

pensei, debati comigo mesma. e em mais ou menos 10 minutos, era claro pra mim: ele ter a opinião dele era mais importante do que a bolha de qualidade na qual eles eram criados. estourei tudo de uma vez. procurei um clipe (mas só deixei ouvirem, nada é tão radical assim comigo) e chamei todo mundo pra ouvir.
falei que quem cantava era o tal, e perguntei o que eles acharam. m. não achou nada demais e foi embora. j. disse que ok, ele não canta tão mal e eu não detestei a música (argh). z(7) disse que gostou e ficou cantarolando o refrão a tarde toda.

a partir desse dia, eu deixei de controlar a qualidade das coisas que eles escolhem. se eles querem ler di*rio de um banana, vai lá. se quer ver moranguinho, vai. se quer ouvir música melequenta (na minha opinião), vai.
eles vão. eles formam a opinião deles. se eles gostam, eles gostam. ué. quem sou eu para dizer que assim ou assado? a vida não é deles? meu papel é guiar, ajudar, nunca colocar num caminho que eu escolhi.

e todos os dias, eu ainda preciso me lembrar disso.
sim, ainda.
quando m. reclama que eu estou ouvindo the beatles de novo (ela detesta). ou quando j. quer ver um filme que eu acho muito idiota. ou quando z. coloca uma roupa toda furada, manchada e que não combina pra ir passear. ou quando c. decide que não vai jantar por uma semana, só comer uma fruta.
e tantas outras vezes……

Nenhum comentário: