segunda-feira, 12 de agosto de 2013

a individualidade e os livros.

a gente vai à biblioteca uma vez por semana. em algumas semanas, vamos mais de uma vez, mas no geral, uma vez por semana.

esses dias estive reparando nas diferenças entre as crianças, na personalidade deles e como isso se reflete nos livros.

z(6) ainda não lê livros de capítulo, mas sempre pega 2 ou 3, porque os irmãos pegam. se recusa a pegar livros 2 "de bebê" (que são os que não tem capítulos). pega, traz pra casa, folheia e diz que leu o suficiente. hoje ele tem 3 livros da biblioteca. já "leu" todos. ele está em uma fase em que quer ser grande, mas não consegue, e vive se frustrando por causa disso. ando pegando alguns livros que tem bastante escrito, mas que são para crianças menores, e leio sozinha. ele vem, eu leio pra ele, ele lê pra mim, mas e recusa a pegar esses livros pra ele.

j(8) adora ler. quando ele gosta de uma série, um autor, ele lê todos. pega todos os livros que encontra, mesmo que não vá ter tempo de ler, ou que esteja fora de ordem. ele simplesmente lê. a primeira autora que ele amou foi a enid blyton, que escreveu "famous five", "secret seven", "the misteries series" etc. cada série com seus 20, 30 livros. ele gosta muito do "the mistery series". no meio termo (quando não tinha livro novo dela), ele leu a série toda de "diary of a wimpy kid". começou agora a ler "the gardians of g'ahoole". mas também se aventurou por vários livros que ele não necessariamente gostou e não se obrigou a terminar de ler. pega sem medo qualquer livro que pareça legal e quantos livros parecerem interessantes, sendo o máximo, até hoje, de 12 livros. hoje tem 9 livros em casa, da biblioteca. ele é assim, mesmo, não tem medo de fazer escolhas, gosta de tentar tudo o que não é perigoso, de experimentar. também adora, claro, se sentir o máximo porque leu "22 livros esse mês".

m(9) ainda não é confiante na leitura. ela tem várias inseguranças, e ler é uma delas. está lendo "magic tree house series" e gosta. mas ela sabe que é livro fácil de ler e tem medo de mudar para uma série mais difícil. eu acho que ela vai mudar quando terminar o "magic tree house" e seus 40 livros. ela está no 6, mas já leu 3 no meio do caminho - ganhou de aniversário o 18 e 19, e pegamos na biblioteca o 20. ela lê um livro desses em uma semana, mais ou menos. na biblioteca, demora MUITO pra escolher. pensa, olha, folheia, devolve, pega outro, folheia, devolve, pega o primeiro, folheia, devolve.... escolhe, escolhe, escolhe, e pega dois.... de vez em quando três. muitas vezes ela começa a ler e desiste porque não conseguiu entender o primeiro capítulo. hoje tem 2 livros da biblioteca. ela é assim com tudo.... demora pra escolher qualquer coisa - comida, roupa, presente, passeio, amiga, tudo. morre de medo de errar, de falhar. quase sempre vai pelo seguro, o conhecido. ela sempre tenta ir dando o primeiro passo em direções diferentes, mas se não dá certo, demora um pouco até a coragem voltar. mas ela sempre volta.

Nenhum comentário: