sexta-feira, 30 de agosto de 2013

comunicação

c(1) estava falando. ela fala, mas a gente não entendia.
ela falava "nhogonhogoaiaimamai" e eu respondia que "é mesmo?".
ela falava "daddy munhonhunho" e eu falava "de verdade?".

aparentemente, não foi o suficiente e ela começou a apontar.
ela já fazia alguns gestos, tipo levantar os braços quando quer colo, bater em algum lugar pra eu (ou outra pessoa) ir sentar perto dela, etc. mas apontar foi novo e ela está fazendo direto.

ela chama a minha atenção, falando "mommy" e aponta. se quer água, aponta pra água. se quer trocar de fralda, aponta pra fralda. se quer alguma fruta, me leva até a fruteira e aponta. se algum dos irmãos está sendo chato, ela aponta pro chato e reclama. e assim vai.
do nada.
ela fez uma vez, viu que funcionou e fez de novo. funcionou de novo, fez de novo. e decidiu que isso funciona.

a gente também funciona assim. na tentativa e erro. não tem jeito melhor de se aprender. eu acho.

Nenhum comentário: