domingo, 29 de março de 2015

Leitura

Leitura é uma preocupação minha.
Eu quero que meus filhos saibam ler. E que gostem. E que saibam ler, entender e analisar.

J(9) e Z(7) aprenderam a ler muito cedo, sozinhos e lêem muito, muito bem em português e inglês. Devoram livros muito rápido. Z(7) lê, mas ainda não consegue entender muito livros longos. Por enquanto, prefere quadrinhos e livros de não ficção (sim, tipo enciclopédia).
Os dois vivem pra lá e pra cá lendo um livro sobre pássaros da Nova Zelân*dia, ou dicionário, ou sobre mitologia grega, ou barcos, ou pokém*ons. E ficam falando o que leram.

M(11) foi aprender a ler depois que saiu da escola, com 9 anos. Quero dizer, ela lia. Se ela visse uma placa e tivesse tempo pra parar e pensar, ela lia. Mas nunca pegava uma revista, jornal ou livro pra ler. Claro, ela tinha 9 anos, não conseguia ler uma palavra enquanto os irmãos mais novos conseguiam num piscar de olhos. Daí que começou a ler, aos poucos. Pegava um livro na biblioteca, eu ou o pai lia com ela. E pegava uns livrinhos bobinhos, pra criancinha, mesmo, pra ela ler sozinha. Ela foi aumentando sozinha. Até que chegou uma época, no primeiro ano de homeschooling, em que ela pediu pra eu ler um certo livro e eu disse que não queria porque não gostava da série (era Little House in the Big Woods). Então ela deixou pra lá. Mas ela queria saber a continuação. A gente tinha lido os 3 primeiros livros juntas.
Mas ela mesma continuou pegando livros pra ler sozinha. Eles foram aumentando aos poucos, de livros de criancinha pra livros com mais letras que desenhos, pra livros com 5, 6 capítulos, pra livros grandes. E um dia, estávamos na biblioteca e ela viu a continuação do Little House. Falei pra ela pegar e ler. Ela disse que não conseguia, era muito grande e difícil. Falei pra ela pegar e tentar, se ela não conseguisse, eu lia.
Pois ela pegou, leu. Leu o outro e o outro.
E agora, esse ano, uma amiga disse pra ela ler Perc*y J*ackson e ela pegou. Mas parece que não gostou. Já está com ele há 8 semanas e ainda não terminou. Falei com ela que é normal não gostar de um livro ou outro, que não quer dizer que ela não sabe ler.

C(2) já é uma figura. A gente pega um livro pra ler e ela quer ler. Ela lê, com as pausas da pontuação, a pausa da virada de página, a mudança do tom de voz. Ela gosta de ficar olhando os desenhos/fotos e falar "elefante, maçã, girafa, sol, azul, grande….", mas não se interessa pela história. Se a gente começa a ler, ela sai de perto e vai fazer outra coisa. Mas quando ela está com os meninos e eles estão lendo, ela fica igualzinha a eles, com um livro aberto na mão, virando as páginas, como quem está lendo tudinho.

Um comentário:

Anônimo disse...

Oi Thais!
Quando eu tinha a idade da M., eu também adora a série 'Little House in the Big Woods'. Outros livros na mesma linha que me interessavam eram 'A Little Princess' e 'The Secret Garden' da Frances Burnett e 'Little Women' d Louisa May Alcott. Talvez esses títulos também interessem a ela. Eu acho Percy Jackson muito chato.