sexta-feira, 5 de julho de 2013

o que andamos fazendo

foram várias coisinhas pequenas. mas todas que tomaram a gente por inteiro. acabamos sem tempo de parar pra pensar.

1) estamos escolhendo que cursos extra curriculares as crianças vão fazer no termo que vem - após as férias. 
- m. quer fazer natação, teatro, dança, costura e st. johns.
- j. quer fazer st. johns e violão. duvido que ele vá fazer violão. mas enfim.
- z. quer fazer teatro, st. johns, piano e natação.
estamos pensando, porque ficar indo de lá pra cá o dia inteiro, todos os dias, não está com nada. vamos vendo. e decidindo.
além do quê, vai contra o unschooling, né? encher as crianças de cursos.
mas um ou outro é legal pelo social. vamos vendo.

2) passeios. 
a gente tem levado as crianças pra passear sempre que o tempo permite. ficamos uma hora, entre ida e volta - a pé - e uma hora brincando onde quer que estejamos.

3) estamos inventando brincadeiras e atividades.
a gente tinha uns 300 tronquinhos de árvore. de poda de árvore ou de alguém que estava jogando fora e a gente pegou. essa semana, marido pegou todos e cortou. fez fatias fininhas, blocos e afins. agora estamos no processo de limpar, tirar a casca e secar. depois vemos o que vamos fazer.

4) livros.
descobri que minhas crianças não sabiam o que era o pinóquio. eles sabiam porque viram no shrek que era um fantoche que não podia mentir senão o nariz crescia. ok. pegamos na biblioteca e lemos. eles amaram. eu fiquei horrorizada. livro terrível! ecou. ok.
marido está lendo o hobbit pros meninos. a m(9) já leu comigo. e eu e ela começamos a ler little house in the prairie. os meninos se interessaram e vieram ouvir também.
j(8) anda lendo muito. leu todos os diary of a wimpy kid. leu vários da enid blyton. 
m(9) está lendo a coleção magic tree house. tem uns 30 livros. ela leu uns 5. 
z(5) finge que lê. ok. 

5) cozinhando.
estou deixando eles na cozinha. claro, eu fico por perto, mas sem ficar dando palpite. 
m(9) se vira legal. os meninos fazem uma coisa ou outra.
estão aprendendo.

6) estou tirando as tarefas de casa deles.
eu faço. faço quando acho que precisa ser feito, o que eu acho que precisa ser feito. ou quando não tem espaço no escritório. ha ha ha.
estou tirando deles, aos poucos. eles fazem quando querem, o que acham que precisa ser feito. quando eu peço ajuda, ajuda quem pode. e sempre tem um livre. 
eles ficaram bem mais cooperativos depois que eu parei de cobrar deles. 

7) c(1) não pára quieta e anda tirando meu sono e todo meu santo tempo livre.
se ela está quieta, pode crer que está fazendo arte. por ex., comendo a comida do cachorro, esvaziando as gavetas, fugindo de casa, arrancando as plantas do jardim, jogando água pela casa, limpando a privada.....

também pedimos a isenção da escolarização do z(5). chegou essa semana. foi bem legal e rápido e tranquilo. mas preocupa. e cada dia que passa sem resposta, parece que demora um ano.

Nenhum comentário: